Playlist Estudos Contato Voltar Ao Inicio

26 março 2015

Meu Filho Come Mal

Imagem retirada do Google

Para o nosso primeiro post, da coluna Fala Mãe de 2, aqui no Vida de Esposa, resolvi abordar um assunto que por um bom tempo se fez presente aqui em casa e também por ser uma das coisas que mais ouço das mães com quem converso, quando vou prestar uma consultoria alimentar.

Minha experiência nesse assunto deu-se com a minha filha Bárbara (de 8 anos) ela passou um tempo, no qual ela não comia mal... ela simplesmente não comia nada!! Aceitava apenas a mamadeira, pois não queria sujar-se (mas esse é assunto para um outro post). 

Bom, dado a esse fato, ao longo desse meu "tempo de observação e luta" para fazê-la comer ou provar coisas novas, coloquei em prática algumas dicas que hoje venho passar para vocês. Espero que sejam úteis, tanto quanto têm sido para mim.


1. Deixe a criança à vontade, deixe que ela toque nos alimentos, sinta sua textura, "brinque", deixe que ela se suje, isso mesmo!!! Sujar faz bem e faz parte do processo de aprendizagem e se o seu contato com a comida for prazeroso, sem muitas cobranças e imposições ela tenderá a aceitar melhor novos sabores, não se preocupe com boas maneiras à mesa, na fase certa ela irá aprender!!

2. Nunca ofereça presentes em troca de colheradas. O nome disso é chantagem! E como criança aprende tudo, depois não vá se surpreender quando ela virar para você e falar: "Se eu der mais 5 colheradas, o que ganho em troca?"

3. Crianças aceitam e rejeitam coisas de acordo com o momento. Um dia podem comer feijão e no outro não querer nem provar, por exemplo!

4. Em hipótese alguma deixe o seu filho comer vendo TV, isso tira a atenção da comida, ele vai acabar comendo mais que o necessário e muito mais rápido que o normal.

5. Nunca force a criança a comer, se ela rejeita a comida é por que está satisfeita.

6. Aposte nos pratinhos divertidos, a criança assim como o adulto, também é atraída pelo visual. No instagram @nalancheiramaede2 tem muitas dicas, confere lá!

7. Nenhum alimento é insubstituível, se seu filho não come abóbora? Ofereça cenoura, mamão, outro vegetal ou frutas do grupo dos alimentos amarelos e laranja... e assim o faça com os outros grupos de alimentos.

8, Considero 30 minutos tempo suficiente para uma refeição, menos que isso é pressa mais que isso é preguiça.

9. Estipule regras, aqui em casa um alimento é oferecido 10 vezes (mudando o preparo, claro!) antes de os meus filhos falarem se gostam ou não, pois comendo uma vez não dá para saber, já que o nosso paladar é construído com o tempo.

10. Comer o que for servido à mesa, aqui não tem essa de não quero carne, faz um ovo?! Tem que comer o que for servido.



Lembre-se sempre, em casa que tem comida criança nenhuma morre de fome!!!


Em um outro post daremos continuidade as nossas dicas.






2 comentários:

Sua opinião é muito importante para mim!
Todos os comentário são respondidos aqui mesmo no blog, para receber sua notificação de resposta clique em Notifique-me!