Imagem retirada do Google |
Dando continuidade ao primeiro post da coluna: Fala Mãe de 2 - meu filho come mal, hoje é dia de responder a uma pergunta que também é muito frequente e sim! Também já questionei-me sobre isso! Sempre que alguma mãe pergunta o que deve fazer para que seu filho coma direito, minha resposta logo de cara é: "Dando o exemplo!" Se você come mal, pula refeições, não tem hábitos saudáveis, como cobrar do seu filho? Que espelha-se em você?! E dar bom exemplo não é comer uma saladinha de alface com tomate todos os dias, pois do que adianta fazer isso e levar refrigerante para casa toda semana?! O ideal seria não tomar, mas caso queiram, limitem o consumo apenas nos fins de semana (sem exageros).
Bons exemplos não são apenas ações isoladas, eles vêm de palavras, gestos, sentimentos, diálogos e carinho. Um bom exemplo seria tomar café da manhã todos os dias, não pular refeições (tem pais que na maioria dos dias chegam em casa e dizem: "meu dia foi tão corrido, que só tive tempo de parar e comer alguma coisa as 15h", crianças são esponjinhas, absorvem tudo e com certeza levarão essa frase e a usarão, por pensar, "meus pais faziam assim, então é normal!"
Sei que temos uma vida super corrida em meio a tantos afazeres, mas acreditem existem estratégias para melhorar a alimentação e com isso adquirir hábitos saudáveis. São essas que uso e que passo sempre quando sou questionada sobre: Como fazer com que meu filho coma direito?
- Não ter um estoque de: biscoitos, doces, salgadinhos, refrigerantes... em casa (meus filhos não gostam, então aqui em casa nunca tem
- Evitar frituras e se for fazê-las cuidado com o exagero desnecessário de gordura (outra coisa que também não faço e não como a muitos anos)
- Escolha produtos magros e remova toda a gordura da carne
- Estimule o consumo de frutas todos os dias
- Se possível faça substituições por produtos integrais (produtos integrais de verdade têm, farinha de trigo integral como seu primeiro ingrediente, então atenção aos rótulos)
- Se for tomar refrigerantes, não libere o seu consumo durante a semana
- Ofereça vegetais em todas as refeições
- Não troquem alimentos (lembrem da dica do primeiro post, comer o que for servido à mesa)
- Evite alimentos super industrializados
- Envolva a criança no preparo e escolha dos alimentos, sempre que possível leve o ao mercado e à cozinha com você
- Apresente novos sabores
Lembrem-se o nosso paladar é construído desde a gestação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim!
Todos os comentário são respondidos aqui mesmo no blog, para receber sua notificação de resposta clique em Notifique-me!